SOBRE O KUROKAWA-RYU

KUROKAWA SHINOBI NO JUTSU

O KoHga Ha Kurokawa-ryu Ninjutsu Heihojutsu é uma escola de artes marciais que possui registros históricos tanto em Iga quanto em Kohga (Kōka, Shiga, Japão). Ela engloba a prática tanto do Shinobi, os espiões da época (Japão feudal), quanto do Samurai, os guerreiros da época (de antes da era Meiji). Suas origens (Kurokawa) remontam a aproximadamente o ano de 1038, com o 1º Soke Kurokawa Yoshiro.

O treinamento do Kurokawa-ryu Ninjutsu Heihojutsu inclui técnicas como socos, chutes, bloqueios, projeções, imobilizações e o manuseio de armas tradicionais japonesas, entre outros. O objetivo é desenvolver resistência física, flexibilidade, agilidade, autocontrole e capacidade de lidar com o medo, além de habilidades de autodefesa.

É importante ressaltar que o Ninjutsu é uma arte em constante evolução. Embora os conceitos das técnicas e aplicações possam ser os mesmos, sua execução e aplicação podem variar drasticamente, adaptando-se ao tempo, à cultura e às pessoas que o praticam.

A Kurokawa-ryu chegou ao Brasil no ano de 1928, trazida pelo 34º Soke Saiko Kawamura. No entanto, inicialmente, o ensinamento da nossa escola era restrito aos japoneses e descendentes, devido às raízes culturais japonesas ao qual o Soke Saiko Kawamura pertencia.

Mais tarde, no ano de 1994. O Soke Minoru passou a aceitar vários alunos para treinar com ele. No entanto, todos os alunos precisavam ser indicados por membros da escola, e muitos não conseguiam suportar o rigoroso treinamento.

Com receio de que nossa escola desaparecesse, em 1997, Ébio Cleser Borges (futuro 36º Soke) foi autorizado pelo 35º Soke Tanaka Minoru e pelo Dai-Hanshi Itto Araki a começar a dar aulas em uma academia.

Atualmente, a Kurokawa-ryu está sob a supervisão do 37º Soke Felipe Ribeiro Novaes. Além disso, temos filiais de treinamento em São Paulo, Pará, Goiás e Distrito Federal, bem como a criação do Instituto Kurokawa (IK).